quinta-feira, 26 de junho de 2014

DENÚNCIA: O RIO DE JANEIRO ENTROU NUM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA...

Luciano Huck oferece brasileiras para gringos e revolta fãs

Apresentador se viu obrigado a apagar post após críticas nas redes sociais. A amigos próximos, ele disse que a 'proposta' não passa de um 'namoro na TV'

Pollyane Lima e Silva
O apresentador Luciano Huck, no 'Caldeirão'
O apresentador Luciano Huck, no 'Caldeirão' (Ellen Soares)
(Atualizado às 22h)
Copa do Mundo fez o Rio de Janeiro entrar em um carnaval fora de época. Não só pela intensa movimentação de turistas pela cidade e a aglomeração de pessoas fantasiadas e festejando o tempo todo - o clima de azaração é permanente por toda a cidade. Brasileiros e brasileiras são uma atração à parte para gringas e gringos, e vice-versa. Em meio a toda a movimentação de casais que nem sempre duram mais do que o primeiro beijo, espalham-se campanhas contra a exploração sexual de mulheres. Qualquer brincadeira em relação a isso não é bem vista. Por isso, pegou tão mal o "convite" que Luciano Huck fez nas redes sociais esta semana.
"Carioca? Solteira? Louca para encontrar um príncipe encantado entre os 'gringos' que estão invadindo o Rio de Janeiro durante a Copa? Chegou a sua hora... Mande fotos e por que você quer um gringo 'sob medida'", escreveu ele, na tarde de terça-feira, provavelmente preparando algum novo quadro para o seu Caldeirão. A proposta, que continha ainda um e-mail de contato, foi divulgada no Facebook e no Twitter, que imediatamente se encheram de críticas e pedidos de respeito às brasileiras. Os que condenam a atitude são, em grande parte, homens, mas muitas mulheres também se mostram ofendidas.
Para evitar constrangimento maior, Luciano apagou o post do Facebook, o que levou os seguidores a comentarem em publicações anteriores. Deve fazer o mesmo no Twitter, embora as duas publicações já tenham se multiplicado em reproduções na internet. Oficialmente, ele não se manifesta sobre o assunto, prefere esperar que a história perca força sozinha - o que, se depender das redes sociais, pode levar um bom tempo. Mas a amigos próximos, o apresentador se mostrou surpreso com a repercussão negativa de uma ideia que, segundo suas palavras, "nada mais é do que o 'namoro na TV', que existe há mais de 40 anos na televisão e ninguém critica".
No fim da tarde, a Rede Globo emitiu uma nota por meio de sua assessoria de imprensa. O texto diz que Luciano Huck, assim como toda a equipe de seu programa, "é contra qualquer tipo de violência e sempre apoiou campanhas contra a exploração sexual de mulheres". Segundo a emissora, a mensagem postada nas redes sociais "se refere a um quadro já produzido outras vezes pelo 'Caldeirão' e, por outros programas com o intuito de promover o encontro entre pessoas, sejam elas brasileiras ou não. A nova edição do quadro é um projeto em estudo, que sequer está em produção, assim como outras iniciativas internas do programa".